SEO

O que é SEO na prática

O que é SEO ?

Bem, vamos começar por SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de sites, termo que pode ser rapidamente definido como uma técnica de gerar muitos acessos ao seu site ou blog, permitindo assim um posicionamento em destaque de forma orgânica nos principais mecanismos de busca, entre eles o Google, Yahoo, Bing e outros.

Qual a vantagem de se usar SEO em seu site ou blog ?

Uma das vantagens de se usar SEO em seu site ou blog é a possibilidade de tê-lo posicionado na primeira página dos principais motores de busca, mas claro não é em um passe de mágica 🙂

Tudo tem que ser devidamente estudado, desde a otimização interna do site ou blog, as palavras chave a serem utilizadas, a forma como a informação é transmitida ao leitor e como esta pode estar relacionada com otimização externa.

Neste sentido, uma boa avaliação por parte do administrador do site se torna vital para a otimização da campanha e consequentemente estar visível aos olhos dos leitores.

Quem são os leitores do seu site ou blog?

E por falar em leitores, você já ouviu falar sobre o conceito de público-alvo?

Sim, para quem você vai mostrar ou divulgar o seu produto ou serviço… Já vi um anúncio no Facebook uma vez, divulgando casaco de pele para moradores da região nordeste do Brasil. Nada contra… mas quem mora na região nordeste sabe que o inverno não é o ponto forte da região.

Então, antes de buscar trafego para o site, deve-se atentar a quem será direcionada a informação que você tem e consequentemente o seu publico-alvo.

Bem, de forma bem simples, podemos definir este publico a partir da relevância de seu site, de acordo com as páginas e posts e  principalmente a palavra-chave em questão.

Você pode estar se perguntando, como esses motores de busca podem interligar tanta informação e rankear os sites de acordo com a busca das pessoas.

Realmente, isso não é um processo trivial. É um super algoritmo que está por trás de tudo. Tudo é analisado por códigos que se aproximam de uma matemática que muitas vezes é guardada a sete chaves.

Como o Google Classifica a posição do Site?

No caso do Google, esta tarefa é feita por cálculos que vão muito além de nossa capacidade técnica, porém existem evidencias que mostram que o caminho é andar pelo lado natural das coisas.

Como diz o meu amigo João Martinho, nada de bandeira vermelha do Google. Agir sempre dentro da maior naturalidade possível e refletir se o que possamos fazer é legal ou não aos nossos olhos.

Hoje, estamos sob a influencia do Fred, um algoritmo que segundo especialistas vai barrar artigos que levam a uma venda explicita por parte do administrador da página.

Segundo as diretrizes do Google, uma página estará bem rankeada se o conteúdo for de valor, capaz de transmitir a melhor sensação de conhecimento ao leitor.

Porém, cansei de ver páginas que sinceramente não acrescentam nada ao leitor e estão muito bem rankeadas.

Atividade:

Que tal uma atividade? Abra o seu navegador e digite http://www.google.com.br – No campo de pesquisa digite pudim. Você encontrará logo na primeira página esse link: http://pudim.com.br 🙂

 

Pesquisa SEO Google - Pudim

Imagem SEO Google exemplo Pudim

Veja essa e tire as suas conclusões.

Pelo exemplo acima, vemos que a palavra Pudim é fácil de ser trabalhada, mas nem sempre é assim. Porém com estudo e dedicação é possível levarmos nossos projetos ao topo e para isso existem muitas ferramentas de analise, que estaremos abordando para ver a competição e avaliarmos se vale ou não competimos com os que estão nas primeiras posições.

Mas vamos passo a passo, pois o caminho é extenso, desafiador porém fantástico!

Continue acompanhando nossos próximos posts, onde vamos a cada oportunidade entrando no mundo do SEO e provando a você que investir nessa área é de grande valia e retorno profissional!

Até a próxima

 

Summary
Review Date
Author Rating
51star1star1star1star1star

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Joana Palatianos disse:

    Conteúdo muito esclarecedor!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.